Tuesday, October 31, 2006

Mudança climática pode causar recessão mundial

Hoje li a seguinte notícia no Diário de Notícias e não pude deixar de divulgar :

As alterações climáticas exigem acção imediata. Não o fazer terá custos económicos globais idênticos aos das duas guerras mundiais ou aos provocados pela Grande Depressão de 1929, com perdas que podem atingir 20% do PIB a nível mundial (5,5 biliões de euros), nas próximas décadas. Evitar a catástrofe de uma recessão, que arrastaria consigo um exército de 200 milhões de refugiados, vai exigir um investimento anual global de 1% do PIB durante os próximos 50 anos. A começar já hoje.Desta vez, o alerta não vem dos cientistas do clima nem dos ambientalistas. Estes números têm a assinatura do britânico Nicholas Stern, antigo economista principal do Banco Mundial, e constam de um relatório que lhe foi encomendado pelo governo britânico e que ontem foi divulgado em Londres.

Na avaliação de Stern, que confirma todos os anteriores artigos científicos, "as alterações climáticas são já inevitáveis, vamos senti-las nas duas ou três próximas décadas". O que é possível, garante, e nesse sentido "este é um relatório optimista" é atalhar a severidade das consequências para não se chegar à situação de catástrofe, adverte o especialista.

Ironia, coincidência, ou outra coisa qualquer, soube-se ontem também, através de um relatório da ONU, que as emissões de CO2 estão de novo a aumentar no planeta (desde 2000) depois de terem decrescido na década de 90. Mas não é por falta de soluções, como mostra Stern. As suas propostas para contrariar esta tendência passam, no que respeita aos estados, pela criação de impostos para taxar as emissões, o investimento em tecnologias e inovação limpas e a criação de incentivos à eficiência energética. (...)

Para lerem mais sobre o assunto:
http://dn.sapo.pt/2006/10/31/sociedade/mudanca_climatica_pode_causar_recess.html

http://www.hm-treasury.gov.uk/newsroom_and_speeches/press/2006/press_sternreview_310106.cfm

1 comment:

Fragoso said...

até que enfim alguem se lembrou de associar perda de dinheiro e poluiçao!! será que é agora que se começa a fazer alguma coisa???