Monday, October 09, 2006

crise ambiental?!...agora não que estou ocupado...

É verdade...podíamos viver num século de muita coisa, mas lá tinha de nos calhar a tal da crise ambiental!...já tínhamos a fome, as doenças, o castelo-branco...
No entanto, o que mais me preocupa é a nossa atitude passiva perante este "elefante" prostrado na nossa sala-de-estar; como dizia o meu professor de direito do ambiente no outro dia-"é como quem se atira de uma janela e a meio caminho diz -" isto está a correr bem!" "....é assim que agimos, ou melhor, não agindo, não querendo ver aquilo que está perante os nossos olhos.
O problema está mais uma vez no ego, no nosso egoísmo desmesurado...para o bem e para o mal, aquilo que herdámos da revolução liberal. A protecção do EU levada ao extremo -"que ninguém toque no meu mundinho que eu me desafino!"...a verdade é que o mundo não é meu...é de todos nós...um empréstimo que pedimos às gerações futuras, mas que não sabemos ainda como o vamos devolver...