Saturday, November 11, 2006

Greve no metro de Lisboa

Agora a respeito das últimas greves do metro...pergunto-me eu, porque andarão eles a reclamar? Para quem não sabe, o salário médio de um trabalhador do metro é dos mais altos da Europa; só os seus semelhantes em Viena de Àustria é que têm um salário mais elevado. Como se não bastasse, gozam de 50 dias por ano em que podem faltar ao trabalho e não deixam de receber salário por causa disso.
Como faz notar o correio da manhã -Os maquinistas do Metropolitano de Lisboa recebem, em média, cerca de 2500 euros ilíquidos mensais por três horas diárias de condução de passageiros. Trata-se da classe profissional mais numerosa na empresa Metro de Lisboa, que paga ordenados acima dos mil euros a todos os seus trabalhador.
Será que isto é que é justiça social em Portugal? O passe de metro não pára de aumentar, os benefícios, em termos de descontos para estudantes (por exemplo, ter uma redução na compra do passe com cartão de estudante) foram há muito retirados...e ainda têm o descaramento de vir fazer greves porque querem melhores condições...
Há que ter muito cuidado a quem chamamos coitadinhos...porque, na realidade, o problema é o egoísmo e a falta de consciência social.

No comments: